sábado, 12 de março de 2011

Jerusalém de Ouro

"Yerushalaim Shel Zahav - ירושלים של זהב - Jerusalém de Ouro

Yerushalaim Shel Zahav, ou Jerusalém de Ouro, é uma das maiores obras primas da música hebraica. Como se não bastasse, há quem diga que esta música é uma espécie de segundo hino nacional de Israel. Bem que poderia, pois esta canção mostra de uma forma extraordinária o amor de um povo por sua cidade ancestral e também por sua terra ancestral.

A música foi apresentada ao povo de Israel e ao mundo no ano de 1967. Naomi Shemer, uma dos baluartes da música popular de Israel, foi convidada, junto com outros quatro colegas, para compor a música que seria apresentada durante o intervalo do Festival da Canção de Israel de 1967. Shemer sempre teve uma afinidade muito especial por Jerusalém - isso porque na cidade ela concluiu seu curso de música na Academia de Música de Jerusalém, e foi onde ela deu luz à sua filha.

Três semanas após a apresentação oficial de Yerushalaim shel Zahav, explodiu a Guerra dos Seis Dias. No dia 7 de Junho de 1967, o Exército de Israel capturou a Cidade Velha de Jerusalém, um momento histórico para o Povo Judeu, que depois de centenas de anos voltou a ter toda a cidade em suas mãos."

Fonte: http://shirimbivrit.blogspot.com/2008/06/yerushalaim-shel-zahav-jerusalm-de-ouro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário